Visualizações de página do mês passado

MAU HÁLITO NOS ANIMAIS


O seu animalzinho tem mau hálito?

O mau hálito nos animais de estimação (cães e gatos) pode ser um grande incômodo para a família e até mesmo limitar a presença do animalzinho no ambiente doméstico, mas o pior é que na verdade esse odor incômodo pode ser o indício de importantes enfermidades.

A ocorrência mais comum, e também de solução mais simples, é a presença de tártaro. O tártaro é ocasionado pela não higienização adequada da boca após as refeições, o que para nossos amigos de quatro patas é bastante comum, pois se é muito difícil escovar seus dentes diariamente, imagine após cada refeição! Com o acúmulo do tártaro vem a doença periodontal, que se caracteriza pela inflamação da gengiva, podendo ocorrer até retração gengival, com o tempo os dentes podem ser afetados, levando a dor e a perda dos mesmos. Essa placa bacteriana, o tártaro, pode ainda entrar na corrente sanguínea, possibilitando distúrbios circulatórios, como trombos e chegando a outros órgãos, como coração e rins causando transtornos de grande importância.

Outra causa bastante freqüente de mau hálito são os problemas digestivos, como, por exemplo, a gastrite, que pode ser causada pela má alimentação ou pelo estresse, pois nem mesmo os animais estão imunes às loucuras da vida moderna.

Ainda temos que nos lembrarmos da possibilidade de problemas mais sérios como os tumores da cavidade oral e inflamações, que são caracterizados por um crescimento exuberante de diferentes origens, havendo muitas vezes presença de células mortas na superfície, ocasionando um odor fétido.

Por isso o melhor para o seu animal é ser submetido periodicamente a um exame clínico da cavidade oral, observando todos os problemas e extraindo o tártaro sempre que necessário. Nesse processo todas as placas são retiradas e o polimento motorizado seguidos pela higienização e assepsia é fundamental.

Afinal é sempre melhor prevenir do que remediar, ainda mais quando se trata do seu melhor amigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário